Varicocele e Infertilidade
Definição de Varicocele
A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos, semelhante às varizes. A varicocele existe em cerca de um quarto dos homens, e é importante fator de infertilidade masculina, afetando quase metade dos homens inférteis. De cada 100 casais que já tiveram filhos, e agora não conseguem mais engravidar, 80 são compostos por homens com varicocele.
Quando ocorre a Varicocele?
A puberdade é a época em que ocorre o início do desenvolvimento da varicocele. Sua origem está relacionada a vários fatores, alguns ligados a uma falha no funcionamento das veias dos testículos, outros à existência dessa doença na família (fatores hereditários).
A varicocele causa sintomas?
A varicocele pode produzir uma sensação de desconforto testicular, uma percepção de aumento de volume escrotal e, às vezes, dor testicular. Porém, na maioria das vezes, não produz sintoma algum. Por isso, na grande maioria dos casos, o diagnóstico da varicocele é feito apenas na idade adulta, ao procurarem ajuda especializada para investigação de infertilidade conjugal.
Como se diagnostica?
A varicocele é detectada por um simples exame físico, que deve ser realizado com o paciente em pé. Secundariamente, o ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido pode auxiliar no diagnóstico dos casos duvidosos. Conforme a dilatação das veias, a varicocele no exame físico é classificada em 3 graus: I (leve), II (moderada) e III (importante).
Todo homem com varicocele é infértil?
Nem todo o homem que apresentar varicocele se tornará infértil ou terá alteração no espermograma. Homens com varicocele e sem alteração no espermograma devem realizar acompanhamento anual, não necessitando de tratamento específico até que haja piora do espermograma ou de alguma prova funcional.
O que são Provas Funcionais?
São testes complementares ao espermograma, com capacidade de determinar se existe dano à estrutura do espermatozóide, o que o espermograma tradicional não mostra. Estes danos celulares, quando existem, são conseqüência do aumento da temperatura testicular gerado pela presença da varicocele. Atualmente, considera-se que a varicocele deve ser cirurgicamente corrigida quando as provas funcionais estão consistentemente alteradas, mesmo que não haja alterações no espermograma.
Como tratar a varicocele?
A correção da varicocele é feita por meio de cirurgia. As opções de tratamento para a varicocele incluem cirurgia microscópica, macroscópica (sem uso de microscópio), videocirurgia e embolização. A técnica com microcirurgia é o método mais seguro, eficaz e com menor tempo de recuperação. Há um significativo aumento nas taxas de gravidez naqueles pacientes submetidos à varicocelectomia (acima de 35%), quando comparados a um grupo que não foi submetido à cirurgia (média de 15%).
Pós-operatório
Após microcirurgia, a dor é mínima ou ausente após 24 horas da cirurgia. Os pontos na pele são retirados em torno de 7 a 10 dias após o procedimento cirúrgico. O paciente submetido à varicocelectomia deve realizar um espermograma trimestral por cerca de 1 ano, período este suficiente para evidenciar a sua melhora.
Adolescentes
A varicocele tem seu aparecimento durante a puberdade e, quanto maior o tempo de presença de varicocele, maior o dano ao testículo. Assim, quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, maior a chance de manutenção do potencial fértil no futuro. Como, nessa idade, o espermograma não é exame confiável, é o exame físico que indicará a conduta a ser tomada. Atualmente, considera-se que a presença de assimetria testicular acima de 20% (indicando perda de volume testicular ou retardo de crescimento), é um indicativo para a correção cirúrgica de varicocele.
As microcirurgias podem ser realizadas nos Hospitais São Paulo, Sírio Libanês Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Tenho 48 anos de idade já fiz cirurgia de varicocele bilateral 8 anos atrás, agora recente me te em exames constatou que estou com varicocele bilateral Grau II , é recomendável em mi há idade fazer a cirurgia novamente de varicocele?